Cristãos ou maometanos

Cristãos ou maometanos

Tenho um amigo intimo que veio da Inglaterra para esse país. Seu nome é John Guest. Ele é pastor episcopal em pittsburgh. Logo que chegou aos Estados Unidos, ele visitou um antiquário na Filadélfia e viu alguns lemas, recordações e cartazes que datavam do século XVIII, durante a Revolução Americana. Ele viu algumas frases que diziam: “Não me oprima.” Ou “Nenhum imposto sem protesto”, mas a que realmente chamou minha atenção foi uma com as letras em negrito que dizia: ”Não servimos a nenhum soberano aqui.” Quando John olhou aquilo, sendo um inglês, ele disse: “Como será possível comunicar a ideia do reino de Deus a uma nação que tem uma alergia inata a soberania?”

Como americanos, estamos acostumados a um processo democrático de governo. Quando falamos sobre soberania estamos falando sobre governo e autoridade. Do ponto de vista bíblico, quando as Escrituras falam de soberania de Deus, elas revelam a autoridade governamental e o poder de Deus sobre todo o universo .

Em minhas aulas no Seminário, levanto questões como: “Deus controla todas as moléculas do universo?”. Quando faço essa pergunta, eu digo: “A resposta a essa pergunta não determina se vocês são cristãos ou maometanos, calvinista ou arminianos, mas determinará se vocês são deístas ou ateístas.” Algumas vezes os alunos não conseguem ver a ligação existente. E eu digo a eles: “Vocês não percebem bem que se houver uma molécula nesse universo correndo a solta, fora de controle da autoridade e do poder de Deus, então essa única molécula indisciplinada pode ser o grão de areia que muda todo o curso de história humana, que impede que Deus cumpra as promessas que tem feito ao seu povo?” Ela poderá ser a molécula indisciplinada que impedirá a Cristo de consumar o seu reino. Porque se houver uma molécula indisciplinada, isso significaria que Deus não é soberano. Se Deus não é soberano, então ele não é Deus. Se houver um elemento do universo que esteja fora de sua autoridade, então Ele não é Deus sobre todas as coisas. Em outras palavras, soberania pertence à divindade. Soberania é um atributo natural do criador. Deus possui aquilo que fez, e governa aquilo que possui.

R. C. Sproul