O quem, o como e o quê de uma coisa

O quem, o como e o quê de uma coisa

Há três palavras que usaremos bastante, e será bom apresentá-las resumidamente aqui. Quando qualquer ação acontece, há um agente (o quem a pratica); há os meios empregados (o como é feita); e há um fim em vista (o quê, ou resultado final).

Decidimos como faremos uma coisa (os meios) de acordo com o quê se quer fazer (o fim). Portanto, podemos dizer que o fim é a razão para os meios. E se tivermos escolhido os meios adequados, o fim é certo. E claro que se o agente que pretende fazer alguma coisa, e se tivermos escolhido os meios adequados, não poderá falhar.

Ora, podemos aplicar estes princípios à nossa discussão. Vamos ver, primeiramente, quem é o agente que pretende nos redimir. Depois vamos ver os meios que foram utilizados para nos redimir. E, finalmente, vamos ver qual foi o resultado dos meios empregados.

De acordo com a Bíblia, o agente que está pretendendo a nossa salvação é o Deus Triúno. Todos os outros agentes foram apenas instrumentos em Suas mãos (Atos4:28). O agente principal é a Santa Trindade.

John Owen