Deus pode criar uma pedra que Ele não a possa levantar?

Deus pode criar uma pedra que Ele não a possa levantar?

Deus pode criar uma pedra tão pesada que Ele não a possa levantar? Essa pergunta é uma objeção clássica que coloca a maioria dos cristãos no proverbial “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Na melhor das hipóteses, desafia a onipotência de Deus. Na pior, questiona a sua existência.

Primeiro, há um problema com a premissa da pergunta. Embora seja verdade que Deus pode fazer qualquer coisa que seja consistente com a Sua natureza, é absurdo sugerir que ele possa fazer tudo. Deus não pode mentir (Hebreus 6:18); não pode ser tentado (Tiago 1:13); e não pode cessar de existir (Salmo 102:25-27).

Além do mais, assim como é impossível fazer um triângulo de um lado, é impossível fazer uma pedra tão pesada que não possa ser levantada. O que um Deus todo-poderoso pode criar, ele obviamente pode levantar. Colocando de outra forma: Deus pode fazer tudo que seja logicamente possível.

Finalmente, deveríamos observar que uma grande variedade de perguntas similares são levantadas para questionar a visão cristã de Deus.

Hank Hanegraaff