Todo o que o Pai me dá virá a mim

Todo o que o Pai me dá virá a mim

“Todo o que o Pai me dá virá a mim...” (João 6:37) A verdade da palavra de Deus é honrada não em se sustentar unicamente uma verdade à custa da exclusão de outra verdade, mas em se crer em todo o conselho de Deus. A Bíblia claramente ensina que o homem é responsável por se arrepender e crer no evangelho, assim como ela é claramente clara que ele é moralmente indisposto e incapaz de assim o fazer. Estas duas declarações aparentemente contraditórias podem ser reconciliadas quando entendemos que até mesmo o desejo pela fé, pela qual cremos no Cristo que justifica pecadores, pertence a nós, não por natureza mas por um dom da graça, isto é, pela inspiração do Espírito Santo subjugando nossa vontade e voltando-a da incredulidade para a fé e da impiedade para a piedade. O Apóstolo Paulo diz, “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6). E novamente, “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8).

Além do mais, alguns ensinam que Deus tem misericórdia de nós quando, aparte da Sua graça regeneradora, nós cremos, queremos e desejamos; mas estes não confessam que é pela obra e inspiração do Espírito Santo dentro de nós que temos a fé, a vontade ou o desejo de fazer todas estas coisas. Se fazemos a assistência da graça depender da nossa humildade ou obediência, mas não concordamos que seja um dom da própria graça que sejamos obedientes e humildes, então contradizemos a Escritura que diz, “Que tens tu que não tenhas recebido?” e “Mas pela graça de Deus sou o que sou” (1 Coríntios 15:10).

John Hendryx