Cristianismo não diz respeito a seguir um conjunto de regras

Você já deve ter ouvido que o “Cristianismo não diz respeito a seguir um conjunto de regras”. Isso é verdade num sentido, mas apenas num sentido, e aqueles que repetem isso freqüentemente têm uma visão antinomiana antibíblica. Indubitavelmente o Cristianismo não consiste de um conjunto de regras que diz “Não manuseie!”, “Não prove!”, “Não toque!” (Colossenses 2:21), na medida em que sejam “mandamentos e ensinos humanos” (v. 22). Mas, e acerca destes “Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. 5 Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal… Amados, nunca procurem vingar-se… Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12:16-21)? Certamente que a vida cristã exige “Ame o seu próximo como a si mesmo”, mas este é apenas um resumo de “'Não adulterarás', 'Não matarás', 'Não furtarás', 'Não cobiçarás', e qualquer outro mandamento” (Romanos 13:9), pois “o amor é o cumprimento da Lei” (v. 10). Isto é, andar no amor é fazer tudo aquilo que é ordenado pela lei.

“Cristianismo não diz respeito a seguir um conjunto de regras” é, portanto, uma declaração muito enganosa. Não somos justificados por obedecermos aos mandamentos de Deus, uma vez que não podemos obedecê-los antes de sermos cristãos. Mas quando Deus nos salva, ele concede o Espírito Santo para nos dispor à obediência das suas leis: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis” (Ezequiel 36:26-27).

Portanto, se por dizer “Cristianismo não diz respeito a seguir um conjunto de regras”, queremos dar a entender que não somos justificados simplesmente por obedecermos as leis de Deus, então isso procede. Mas se queremos dizer que não há leis divinas a seguir na vida cristã, isso não procede. De fato, os crentes são regenerados e justificados e portanto podem obedecer as leis e mandamentos de Deus, tal que se uma pessoa não demonstrar um estilo de vida definido de obediência aos mandamentos bíblicos, não é cristã, não importa o que diga. Ela pode dizer com grande convicção: “Jesus Cristo morreu pelos meus pecados e eu confio nele como meu Salvador. Jesus é Senhor!”. Essa pessoa não está falando a verdade; ela não é cristã. Novamente, uma pessoa não é salva

Vincent Cheung