O plano redentor de Deus

O plano redentor de Deus

Para compreender o plano redentor de Deus, precisamos captar até onde o homem caiu. O efeito do pecado sobre o aspecto espiritual do homem foi mais do que um golpe mutilador; ele foi um golpe fatal. Os não-regenerados não estão apenas espiritualmente doentes e cegos (Lc5.31; Mt15.14), mas também espiritualmente mortos. E, visto estarem espiritualmente mortos, eles são completamente incapazes quando diz respeito a operações espirituais. Eclesiastes 9.3 diz: “Também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; há desvarios no seu coração durante a sua vida”, e o profeta Jeremias observa: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável” (Jeremias 17:9). O homem em sua condição não-regenerada é aqui descrito como mal, louco e incurável.

Assim como uma pessoa morta não pode pedir ou responder a qualquer ajuda, um pecador não pode alcançar ou se preparar para a salvação por sua própria vontade ou esforço, e em si mesmo ele não pode nem mesmo decidir se arrepender ou aceitar a misericórdia divina. Desse modo, a Bíblia ensina o que é chamado de a "depravação total" do homem; contudo, o termo pode ser enganoso. Ele não pretende dizer que todo ser humano é tão maligno quanto possa ser, e sim que o dano efetuado pelo pecado no homem é abrangente e penetrante, de forma que toda parte da pessoa humana foi afeitada pelo mal. Esse dano é de tal extensão que o homem está espiritualmente morto, e assim ele é incapaz de até mesmo cooperar com Deus quando diz respeito à salvação. Isso significa que a menos que os incrédulos experimentem a regeneração, ou ressurreição espiritual, eles nunca reconhecerão a verdade da mensagem do evangelho, e nunca aceitarão a Cristo. Todavia, visto que eles não podem realizar ou facilitar sua própria regeneração espiritual, o novo nascimento ocorre somente pela divina graça soberana.

Vicent Cheung